Conta de Luz vai aumentar até 10% e donos de terrenos também terão de pagar taxa de iluminação pública em Barra da Estiva

O prefeito de Barra da Estiva, João de Didi, enviou à Câmara de Vereadores um projeto de Lei que institui a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública – CIP. O projeto aprovado pela maioria, com os votos dos vereadores da Situação, determina o aumento de 5% a 10% nas contas de energia dos barrestivenses com a cobrança da CIP; donos de terrenos (mesmo sem imóveis e sem ligação de energia) vão ter que pagar anualmente a taxa direto no IPTU e a população ainda terá que pagar este novo imposto dos orgãos públicos – que ficaram isentos da cobrança.

Foto: Reprodução – Montagem Blog142

Para os vereadores da Oposição, tanto o Prefeito João de Didi quantos os vereadores que aprovaram, votaram contra o povo em um momento difícil de pandemia, fim do Auxílio Emergencial e crise econômica. Segundo eles, o que o prefeito fez foi um ‘estelionato eleitoral’, já que, em plena campanha política, a maioria dos candidatos a vereador do PP saíram distribuindo ‘braços de luz’ por todo município em possível ‘troca por votos’. Para os líderes da Oposição, não houve denuncia no Ministério Público Eleitoral tendo em vista que, mesmo estando explícito a compra de votos, estes braços de luz poderiam beneficiar a população. No entanto, agora com a aprovação deste novo imposto, estão analisando fazer uma denuncia ao MP por crime eleitoral e por inconstitucionalidade deste projeto.

O candidato a prefeito e atual vereador da Oposição, Alessandro Bico, postou em suas redes sociais um vídeo falando do assunto e dos motivos pelos quais os vereadores do PSD votaram contra este projeto. Segundo Bico, votaram contra o povo os atuais vereadores: Simone Martins (esposa do vice-prefeito Son Martins, Valter Pereira (Presidente da Câmara), Bô do Sindicato, Bito de Daí, Viturina da Caatinga e a vereador Daí de Itanael.

Veja o projeto 016/2020 aprovado nesta quinta-feira (17/12) e todas as regras que começam a valer a partir de 2021:

O Blog142 deixa seu número 77999849074 para ouvir a Prefeitura Municipal, o prefeito e os vereadores acima citados.



Categorias:BARRA DA ESTIVA