População está precoupada com fechamento dos postos de saúde e fim barreiras sanitárias neste final de ano

Muitos moradores do município de Barra da Estiva na Chapada Diamantina estão entrando em contato com o Blog142 para informar que a Prefeitura Municipal pretende fechar os Postos de Saúde e as barreiras sanitárias neste final de ano. Devido ao aumento significativo dos casos de COVID-19 em todas cidades da região, as pessoas estão preocupados com a superlotação do Hospital Susy Zanfretta – que não tem estrutura para suportar os atendimentos de todas unidades de saúde e, também, os casos de coronavírus de toda região.

Normalmente, o hospital já atende pacientes de Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Iramaia e Mucugê. Até está quarta-feira (10/12), estas cidades somam 1.663 casos confirmados da COVID-19, sendo que ainda há 458 ativos. Somente Ituaçu tem um hospital que está dando conta dos casos locais e demais cidades os casos estão sendo tratados ou em casa ou os mais graves estão sendo transferidos para Vitória da Conquista; onde há pacientes de 5 destas 7 cidades em leitos da covid.

Além da pandemia, os tratamentos de rotina e os casos de urgência e emergência, nunca deixa de existir. Mesmo que as pessoas estão evitando se deslocar até uma unidade de saúde para atendimentos básicos, há situações e tratamentos que não podem ser interrompidos por falta de atendimento. O que causa ainda mais preocupação com a superlotação do Hospital Susy Zanfretta.

Prática comum em todo final de ano, a demissão de funcionários contratados geralmente está relacionada ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal que limita a proporção de contratados versus os funcionários públicos concursados. Porém, conforme decreto federal (DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 2020), estadual (DECRETO Nº 19.638), e municipal (DECRETO Nº 039-A/2020), estamos até o dia 31/12/2020 em período de calamidade pública; o que libera as prefeituras de cumprirem a Lei de Responsabilidade neste quesito.

Diante dos fatos, moradores de Barra da Estiva aguardam um posição dos poderes Executivo e Legislativo sobre a suspenção das barreiras e sobre o fechamento dos postos de saúde confiantes que o poder público não os deixaram desamparados neste final de ano.

Fonte: Blog142 / Foto: Reprodução



Categorias:BARRA DA ESTIVA