Depois de quase 5 mil testes, 23% dos testados em Itaberaba deram positivo para COVID-19

A Prefeitura de Itaberaba já realizou quase 5 mil testes para COVID-19 — dentre Testes Rápidos e RT-PCR —, no combate à pandemia do novo coronavírus. Os testes estão sendo aplicados de acordo com os protocolos oficiais, estabelecidos pelas autoridades sanitárias, inclusive a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem promovido diversas ações preventivas com resultados positivos no diagnóstico precoce da doença. Dentre essa ações, estão a testagem em massa de profissionais de saúde e segurança pública, assim como a realização de Testes Rápidos na população.

No total, foram realizados 4.795* testes para COVID-19, sendo: 1.424 testes do tipo RT-PCR por SWABS e 3.371 Testes Rápidos. A testagem por RT-PCR/SWABS é indicada para pacientes internados sem diagnóstico, óbitos sem diagnóstico, além de profissionais de saúde com sintomas. A análise do material coletado é realizada no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (LACEN/Bahia). Os resultados levam, em média, 2 dias para ficar prontos, de acordo com a demanda.

Já os Testes Rápidos são indicados para pacientes que estejam com sintomas há, pelo menos, 10 dias. De a acordo com a Sesau, existe a previsão de realização de ações de Testagem em Massa uma vez por semana, em diversos pontos da cidade. Até aqui, já foram realizadas duas ações desse tipo, com demanda livre: na Feira Nova e na Parça JJ Seabra. Itaberaba já adquiriu 3 mil Testes Rápidos e, em breve, deve anunciar a aquisição de mais Testes Rápidos, além dos 3 mil Testes para ampliar o monitoramento da população.

A importância dos quase 5 mil testes

Para o prefeito Ricardo Mascarenhas, a realização de quase 5 mil testes para COVID-19 tem sido fundamental no combate à pandemia do novo coronavírus. “Itaberaba tem sido exemplo no combate ao vírus em toda a Bahia. Os números demonstram a eficiência do trabalho das nossas equipes de saúde no monitoramento e controle da pandemia. Nesse sentido, a realização de testagem em massa na população tem um papel fundamental para que, hoje, o número de pessoas curadas esteja com mais de 150% acima do número de casos ativos. Isso tranquiliza a todos.” disse o prefeito.

Fonte: CN

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑