Paciente de Ibicoara é transferido para Conquista para tratamento da COVID-19

Neste domingo (21), nos leitos clínicos e de UTI da rede SUS destinados ao tratamento da Covid-19 em Vitória da Conquista/BA, estão internados 46 pacientes de municípios da macrorregião, dentre eles um paciente de Ibicoara e outra de Ituaçu. Os leitos destinados para pacientes com COVID 19 são: Hospital das Clínicas de Conquista, IBR, Hospital Geral e Hospital São Vicente.

De acordo com último boletim (18/06) epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Ibicoara, a cidade vai continuar com caso notificado positivo devido ao teste rápido. Já o teste RT-PCR, deu negativo, o que indica que o paciente está com baixa carga viral por jestá em fase final da doença.

O teste rápido identificou a presença de anticorpos para o coronavírus, mas não é possível identificar quando o paciente teve contato com a doença. Neste caso, como o teste de laboratório (LACEN) RT-PCR deveria ser feito a coleta de 3 a 10 dias; como não foi localizado o material genético do coronavírus, o que fica valendo é a testagem rápida dos anticorpos IgM e IgG.

O paciente continuava internado no Hospital Susy Zanfretta em Barra da Estiva e foi transferido para Vitória da Conquista, única cidade da região com UTI destinadas ao tratamento da COVID-19.

No entanto, o Prefeito da cidade chegou até comemorar (18/06), mesmo depois daquele boletim, afirmando que o caso deu “negativo”; contrariando até mesmo o boletim da própria Secretaria de Saúde Municipal. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde de Ibicoara ainda não notificou o caso à Sesab – Secretaria de Saúde da Bahia – até a data de hoje não saiu no boletim do Estado.

Foto: Reprodução

Sobre a paciente de Ituaçu não temos informações da Secretaria Municipal.

Fonte: PMVDC / Sesab / PMI

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑