Contendas do Sincorá ficou em último lugar em isolamento social na Bahia

De acordo com levantamento da Sesab/Sei, a cidade de Contendas do Sincorá no extremo sul da Chapada Diamantina ficou com o pior índice (23,2%) de isolamento social dentre todos os 417 municípios da Bahia neste sábado (13/06). Também na região, Barra da Estiva (27,8%) e Ituaçu (26,5%) tiveram índices muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Foto: Reprodução

O que é isolamento social

isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com as outras pessoas. O isolamento pode ser voluntário ou forçado – que é o tipo que estamos sujeitos hoje. 

Então, no atual momento da COVID-19, ele tem funcionado como uma medida de distanciamento social que, na prática, consiste no total isolamento de pessoas que tiveram contato com um infectado, para quem está aguardando resultados dos testes para a doença ou até mesmo por quem apresentou sintomas.

Hoje os órgãos de saúde estão trabalhando com duas frentes de isolamento: isolamento vertical, para os grupos de risco e isolamento horizontal, que se estende para toda a população e é recomendada para todos aqueles que não trabalham com atividade essenciais e podem ficar em casa.

Importância do isolamento social no combate à COVID-19

Agora com a pandemia causada pela COVID-19, a população do mundo todo está tomando medidas para promover o isolamento social a fim de evitar a propagação da doença.

Os critérios elencados pelas autoridades sobre o isolamento social têm embasamento e servem para reduzir a intensidade de infecções, visto que a aproximação com alguém é infectado é suficiente para o contágio da doença.

Por isso, além das medidas medidas individuais de higienização, como passar álcool gel nas mãos, é de extrema importância esse isolamento para o controle epidemiológico da pandemia.

Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através do isolamento que as autoridades de saúde poderão rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios.

Por isso é importante a colaboração de cada um, ficando em casa, para seguirmos no combate à Covid-19.

Fonte: Sei / Sesab

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑